Todos
Definição: Tipo Abstrato de Dados - TAD
Um Tipo Abstrato de Dados – TAD - é uma coleção bem definida de dados a serem armazenados, e um grupo de operadores que podem ser aplicados para manipulação desses dados.
Características Fundamentais:
> Os operadores do TAD programam regras bem definidas para manipulação dos valores armazenados;
> Os valores armazenados devem ser manipulados EXCLUSIVAMENTE pelos operadores do TAD.
Em computação, o Tipo Abstrato de Dado (TAD) é uma especificação de um conjunto de dados e operações que podem ser executadas sobre esses dados. Além disso, é uma metodologia de programação que tem como proposta reduzir a informação necessária para a criação/programação de um algoritmo através da abstração das variáveis envolvidas em uma única entidade fechada. Com operações próprias à sua natureza.
Um exemplo prático disto é o de um estudante. Em um projeto anterior à teoria de TAD, um estudante seria representado por variáveis soltas, como seu nome, sua idade e sua matrícula. Que serão operadas em separado, sem que haja uma ligação lógica entre elas, além do conhecimento do programador de que a variável trata-se do nome da "entidade" estudante.
Conceitualmente passou a se projetar um programa então pensando que não há o nome, idade e matrícula do estudante. Mas simplesmente o tipo estudante. Este tipo, como um tipo simples (como um inteiro ou uma string) deve ter operadores próprios. Assim o estudante deve possuir operações desejáveis ao programador, como de duplicar sua informação, validar a matrícula, verificar a idade, etc.
Na prática, o TAD é implementado usando-se um tipo composto (struct/record - estrutura/registro) com os valores pertencentes ao TAD (nome, idade, matrícula). E por funções que operam esta estrutura.
Exemplo: estrutura Estudante{ Nome Idade Matricula } funcao Estudante_MaiorDeIdade(Estudante estudante) retorna booleano; funcao