TERMOS EM ECOLOGIA
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ESPECIAÇÃO
Estratificação biológica
Abundância relativa: É um conceito estatístico utilizado na ecologia para determinar o tamanho da população de uma espécie em um determinado habitat. Biodiversidade ou diversidade biológica: Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Variabilidade: Refere-se às diferenças entre indivíduos da mesma espécie.
Ecese: Naturalização de uma espécie vegetal ou animal em um novo habitat ou região. Abrange a medrança, sobrevivência e reprodução.
Definição: divisão de uma espécie em duas reprodutivamente isoladas.
Híbrido: Designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis.
Riqueza de espécies ou riqueza específica: É um termo utilizado na ecologia para designar o número de espécies de uma determinada região, sendo a unidade fundamental para a avaliação da homogeneidade de um ambiente. Não se pode confundir riqueza específica com diversidade específica.
Diversidade específica: Relacionada com o número de espécies num determinado ambiente e geralmente associada aos indicadores de riqueza específica.
Nicho : É um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc. - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.