Termoquímica
Um valor negativo de significa que diminuiu e um valor positivo de que aumentou. Ao realizar trabalho a energia interna do sistema varia. Intrinsecamente esta energia esta armazenada como energia cinética – translacional rotacional e vibracional - e potencial nas moléculas, onde o efeito desta última só é relevante para sólidos e líquidos, visto que para um gás ideal, a energia interna independe do volume. O efeito macroscópico desta energia pode ser percebido pela temperatura ou variação da mesma, visto que esta é justamente a medida do grau de agitação das moléculas, justamente o que se faz no presente trabalho.
Como dito a energia interna de um sistema pode ser alterada com a transferência de energia de um corpo para outro ou para a vizinhança sob a forma de calor, que nada mais é do que a energia transferida como resultado de uma diferença de temperatura entre dois sistemas o processo é chamado de calor sensível. Nesse caso, pode-se associar à substância que constitui o corpo as propriedades que, por razões históricas, são chamadas de calor específico e capacidade térmica molar. Sendo a quantidade de energia que flui da vizinhança para o corpo de massa e , a correspondente variação de temperatura do corpo, define-se o calor específico pela expressão:
O calor específico representa a quantidade de energia necessária para elevar de 1 0C a temperatura de 1 g da substância considerada.
O calor específico depende da