TERMOQUIMICA 4
OBJETIVOS:
Verificar experimentalmente a lei de HESS
INTRODUÇÃO:
Essa lei de Hess oi proposta pelo químico Germain Henry Hess em 1840, essa lei estabelece que a energia não possa ser nem criada nem destruída; somente pode ser trocada de uma forma em outra. A lei de Hess é utilizada para prever a transferência de uma reação ∆H. A troca de entalpia de uma reação química que transforma os reagentes em produtos é independente do caminho escolhido
MATERIAIS
- Erlenmeyer 250 ml
- Béquer
- Tela de amianto
- Termômetro
- Proveta
- Balança de precisão
REAGENTES
- HCl(acido cloridrico)
- NaOH(hidróxido de sódio)
PROCEDIMENTOS Pesado o erlenmeyer vazio, m1= 105,4 g;
Inserido na proveta 100 ml de HCl e subtraído o peso do erlenmeyer vazio com o peso do erlenmeyer com os 100 ml de HCl, m2 = 204,9 g;
Temperatura do HCl, t1 = 24º C;
Peso do erlenmeyer vazio, m3 = 107,4 g;
Colocado com a proveta 100 ml de NaOH e pesado, m4 = 206,3 g;
Calculado a massa de HCL m2-m1= 99,5 g;
Calculado a massa de NaOH m4-m3 = 98,9 g;
Depois desse procedimento foi misturado o NaOH com o HCl contida no erlenmeyer, agitado lentamente e com o termômetro foi retirado a temperatura máxima de t2= 27º C.
Preencher a Formula:
Q3=(mHCl+mNaOH).Ch2O.∆T(T2-T1) +m erlenmeyer.cvidro. ∆(t2-t1)
R: 67,44 ( FAZER CALCULO )
RESULTADOS
Vemos a soma de Q1+Q3 dá um numero próximo ao Q2 em quantidade de caloria, e que a lei de Hess é compatível com o resultado.
CONCLUSÃO
A lei de hess se aplica muito bem na pratica, vimos que a soma de equações químicas pode levar a mesma equação resultante. Se a energia se inclui para cada equação e é somada, o resultado será a energia para a equação resultante.