Termoplásticos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
SEMINÁRIO: CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS
TERMOPLÁSTICOS COMMODITIES
JÉSSICA PAZ DANIEL
JOELSON S. DOS SANTOS
MARCELO SELL
TURMA: EPR331
PROFESSOR: Rogério Araújo
DISCIPLINA: CIÊNCIA DOS MATERIAIS.
Joinville
Março/2013
JÉSSICA PAZ DANIEL
JOELSON S. DOS SANTOS
MARCELO SELL
TERMOPLÁSTICOS COMMODITIES
Este trabalho será apresentado ao Instituto Superior Tupy, na Disciplina de ciência dos materiais, ministrada pelo Profª Esp. Rogério Araújo, no curso de Bacharelado em Engenharia de produção mecânica, Turma EPR331 , como requisito para 1ª Parcial.
Joinville
2013/03
INTRODUÇÃO
A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Então, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros, ligados por ligação covalente. Os plásticos, que tem seu nome originário do grego “plastikos” que significa - capaz de ser moldado, são materiais sintéticos ou derivados de substância naturais, geralmente orgânicas.
Os materiais plásticos estão sendo utilizados em grande escala em diversas áreas da indústria e, é comum observar que peças inicialmente produzida com outros materiais, têm sido substituídos por outras de plásticos, que tem um desempenho superior ao do material antes utilizado. Os plásticos fazem parte da família dos Polímeros, Os mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliésteres e poliuretanos, que, devido à sua grande produção e utilização, são chamados de polímeros commodities. Os polímeros são classificados quanto às suas estruturas químicas, método de preparação, comportamento mecânico e quanto ao seu desempenho mecânico. A seguir será detalhada cada uma da classificação dos polímeros commodities.
Termoplásticos commodities Polímeros são materiais que pode ser orgânico ou inorgânico, podem ser naturais ou