Termometros
RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta aula, conhecemos os vários tipos de termômetros e conhecemos as suas aplicações, principalmente na indústria de alimentos.
• TERMÔMETRO DE BULBO
O termômetro de bulbo é o termômetro de vidro comum, contém um tipo de líquido, geralmente, mercúrio
Princípio de funcionamento:
Ele consiste basicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercúrio. O mercúrio, e outros materiais, dilatam-se com o aumento da temperatura, devido a condutividade térmica de cada líquido. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura em geral.
Aplicação:
Pode ser empregado na maioria das situações, tanto meio líquido, sólido ou gases, porém o único agravante é o fato de se ocorrer a quebrar pode contaminar o produto ou com o vidro ou com o vazamento do líquido, fazendo com que haja a perda de um lote, por exemplo.
• TERMÔMETRO TIPO TERMOPAR
Princípio de funcionamento:
Este tipo de termômetro baseia-se na DDP gerada pelos dois metais existentes na extremidade, e através dessa diferença de potencial indica a temperatura no marcador eletrônico.
Termômetros metálicos baseiam-se no fenômeno da deformação termodinâmica, esse efeito acontece quando uma barra de metal é ligada a outra de coeficientes diferente, a corrente ao atravessar (ou ser aquecida por chama) irá aquecer o conjunto de forma desigual resultando diferentes dilatações, registrando assim a quantidade de corrente que atravessa a barra.Os mais usados e precisos termômetros desse tipo exploram a diferença de dilatabilidade entre materiais como latão e partes de carros, ferro e cobre, etc. Para