Termometria
TERMOELEMENTOS / TERMOPARES
1) PRINCIPIO FISICO: UM TERMOELEMENTO OU TERMOPAR CONSISTE DE DOIS FIOS METALICOS DE LIGAS DIFERENTES OS QUAIS TEM UMA JUNÇÃO COMUM DENOMINADA “JUNTA QUENTE”. UMA DIFERENÇA DE TEMPERATURA ENTRE A JUNTA QUENTE E OS TERMINAIS LIVRES DENOMINADOS “JUNTA FRIA” DO PAR RESULTA EM UMA FORÇA ELETROMOTRIZ TERMOELETRICA CUJO VALOR DEPENDE DA DIFERENÇA DA TEMPERATURA. ESSA TENSÃO PODE SER MEDIDA COM UM MILIVOLTIMETRO GRADUADO EM GRAUS E / OU FHARENITS CONECTANDO-SE OS TERMINAIS LIVRES (JUNÇÃO FRIA) DO TERMOPAR AO INSTRUMENTO. A FORÇA ELETROMOTRIZ TERMOELÉTRICA DEPENDE DA DIFERENÇA DE TEMPERATURA ENTRE A JUNÇÃO QUENTE E A FRIA DE CADA UM DOS CONDUTORES TOMADOS INDIVIDUALMENTE (EFEITO DE THOMSON) E DAS CARACTERISTICAS DE COMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS DOS FIOS SOLDADOS NA JUNÇÃO QUENTE (EFEITO PELTIER). COMO OS CIRCUITOS TERMOELETRICOS INDUSTRIAIS POSSUEM MUITAS JUNTAS E COM DIVERSOS METAIS NÃO SEMELHANTES (CONECTORES OU TERMINAIS, FIOS DE EXTENSÃO, CHAVES, COMPENSADORAS, ETC.); TODAS ELAS, EXCETO A JUNÇÃO QUENTE DEVEM SER MANTIDAS A UMA TEMPERATURA CONSTANTE DE REFERENCIA, GERALMENTE ZERO GRAUS. ENTÃO A F.E.M. RESULTANTE DEPENDE DA TEMPERATURA DESTA ÚNICA JUNÇÃO E SOMENTE DELA.
2) SISTEMA TERMOELÉTRICO BÁSICO: DE MANEIRA GERAL UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMOPAR CONSISTE DE :
• TERMOELEMENTO= PAR TERMOELE´TRICO COM ISOLADORES CERAMICOS CONVENCIONAIS OU COM ISOLAÇÃO MINERAL, TUBO DE PROTEÇÃO, CABEÇOTE COM BLOCO DE LIGAÇÃO OU ENTÃO CONECTORES.
• FIOS DE COMPENSAÇÃO.
• INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO= INDICADORES, REGISTRADORES, CONTROLADORES, PROGRAMADORES, ETC.
3)INSTALAÇÃO: PARA SE OBTER O MELHOR RENDIMENTO DOS TERMOELEMENTOS, É NECESSÁRIO QUE NA INSTALAÇÃO SEJAM ADOTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS, IMPRESCINDIVEIS PARA O SEU PERFEITO FUNCIONAMENTO:
• CUIDADOS= SELEÇÃO DO LOCAL DE INSTALAÇÃO E DA PROFUNDIDADE DE IMERSÃO NO PROCESSO PARA EVITAR ÁREAS QUE NÃO TENHAM REPRESENTATIVIDADE DA TEMPERATURA