Termologia
A temperatura é uma grandeza física associada ao grau de agitação das partículas de um corpo. Quando um corpo recebe energia térmica proveniente de uma fonte, aumenta sua agitação molecular (ou atômica), aumentando sua temperatura, ou mudando seu estado físico. Quando um corpo perde energia térmica, diminui sua agitação térmica, diminuindo sua temperatura ou mudando seu estado físico.
Macroscopicamente, temperatura é uma grandeza física que indica se dois corpos estão em equilíbrio térmico, ou seja, com o mesmo grau de agitação de suas partículas. Quando corpos, a temperaturas diferentes, são colocados em contato, haverá entre eles, trocas de energia na forma de calor.
Calorimetria
Para explicar o aquecimento ou resfriamento de um corpo, bem como a mudança de estado físico, admitimos existir entre os corpos uma troca de energia que recebe o nome de calor.
Calor é a energia transferida entre dois sistemas que se encontram em temperaturas diferentes. O calor flui espontaneamente do corpo mais quente para o corpo menos quente.
A energia que um corpo recebe na forma de calor pode ser transformada em energia interna (conceito que será discutido mais detalhadamente na Termodinâmica), acarretando aumento de temperatura.
O calor absorvido pelo corpo também pode ser transformado em trabalho mecânico pois, no processo de dilatação as forças internas do corpo realizam trabalho
Termodinâmica
A Termodinâmica (do grego THERMOS = calor e DYNAMIS = força) é o ramo da Termofísica que analisa os Princípios e as Leis que permitem projetar e prever o comportamento das Máquinas Térmicas, dispositivos que, a partir do calor, aplicam forças e realizam deslocamentos.
À Termodinâmica cabe, portanto, o estudo das relações entre calor, pressão, volume, temperatura, etc. e os eventuais trabalhos realizados.
Observe que o estudo destas propriedades, longe de ser apenas um mero rebuscamento teórico, contribui, para o aumento da