TERMOLOGIA: TERMOMETRIA, CALORIMETRIA, DILATAÇÃO, TERMODINÂMICA E ENTROPIA.
3839 palavras
16 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEBDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DA TERRA- DCET
TERMOLOGIA:
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA, DILATAÇÃO, TERMODINÂMICA E ENTROPIA.
Alagoinhas
2012
JUCIARA MARTINS DE MORAES
Alagoinhas
2012
1-Introdução
2-Temperatura
2.1- O que é temperatura? Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.
2.2 Escalas Termométricas
O que é Escalas Termométricas?
Chamamos escalas termométricas a sequencia ordenada das temperaturas que definem em graus, todos os estados térmicos, ordenados dos mais frios aos mais quentes.
2.3- Escalas relativas usuais
Há três escalas relativas de grande aceitação e de há muito criadas: a escala