termoelétrica
ISSN 1984-9354
MEDIDAS DE GESTÃO AMBIENTAL,
ECO-EFICIÊNCIA E
SUSTENTABILIDADE EM UMA USINA
TERMOELÉTRICA A GÁS NATURAL
Waldemir Ferreira da Silva
(Universidade Federal Fluminense)
Sergio Pinto Amaral
(Universidade Federal Fluminense)
Resumo
Este trabalho faz uma análise científica no que tange a gestão ambiental e sustentabilidade de uma forma geral e em específico um breve relato do estudo de caso em uma usina termoelétrica a gás natural em Macaé - RJ. UTE MARIO LAGO (Antiga Termomacaé).
Onde são relatados desde a sua L.I. - Licença de Instalação até a sua
L.O - Licença de Operação e a sua primeira produção de energia elétrica entregue ao SIN - Sistema Integrado Nacional. Também aborda o controle ambiental, medidas de eco-eficiência e de sustentabilidade, que devem ser consideradas durante todo o processo, de maneira que aspectos e impactos ambientais da produção de energia sejam reduzidos e controlados.
Palavras-chaves: Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Eco-Eficiência em Termoelétricas a Gás Natural.
VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1 - Introdução
O setor elétrico brasileiro despertou, finalmente, para sua importância. Recentemente todos os projetos têm sido prioridade pelo Ministério das Minas e Energia (MME), pois o consumo de energia já atinge um crescimento médio de 5% ao ano, tendo um complicador que são as usinas hidrelétricas com sua capacidade de expansão esgotadas, principalmente as do nordeste. O governo pretende implantar em médio prazo 1,2 mil megawatts de energia termelétrica em diversos estados. Contudo, as usinas termelétricas são a saída para o aumento do consumo interno, onde se tem uma maior produção por quilômetro quadrado.
A Usina Termelétrica de Macaé – RJ, com uma produção de 928 MegaWatts, utilizando o gás natural como combustível e vendendo a produção elétrica a concessionária brasileira
FURNAS S.A.
Atualmente o estado