percepcao
Percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas. Como principais características, a percepção apresenta-se como subjetiva, seletiva, simplificadora, limitada ao tempo e é cumulativa.
2. A propaganda subliminar funciona? Explique sua opinião.
A propaganda subliminar funciona, mas não nos fará tomar uma atitude que já não estivéssemos predispostos a tomar; apenas influenciará na escolha (de uma marca, por ex.) e, mesmo assim, apenas se não tivermos uma preferência ulterior bem convicta.
3. Como os anunciantes usam o contraste para se certificarem de que os seus anúncios são notados?
O contraste é um dos atributos de maior indução a atenção de um estímulo (cor, som, cheiro, sabor, tato). Os anúncios fazem uso de visuais espetaculares para atrair a atenção do consumidor e comunicar a mensagem que veicula. O contraste faz com que os estímulos de alguns anúncios sejam diferenciados no ambiente no qual existe, por isso, mais notados, pelo fato de que os estímulos estarem mais expostos. Assim, é mais observado do que um anúncio sem contrastes.
Os estímulos contrastantes têm mais probabilidade de serem notados (um som mais alto ou mais baixo, uma cor mais intensa ou mais suave, etc). Entretanto, vai depender da situação, serviço ou propaganda e da forma como o contraste será explorado pelo profissional da área. O contraste ou a falta deste tanto pode fazer com que os anúncios sejam mais notados ou não, pelo fato de que as cores ou estímulos contrastantes ficarem mais expostos, chamativos, harmoniosos (ou não), bonitos ou feios, o que os