Ciências Sociais
Desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes da sociedade capital humano e na maneira como estes se relacionam capital social. Para Augusto de Franco, todo Desenvolvimento é Desenvolvimento Social, e acrescenta que não há desenvolvimento sem que se altere tanto o capital social quanto o humano.
Sociedade humana
Desenvolvimento social só ocorre quando se estabelece políticas que aperfeiçoem a forma como os componentes de um conjunto interagem entre si e com o meio externo. Entende-se como conjunto uma pequena comunidade rural, um centro urbano ou, inclusive, uma nação inteira.
Progresso social
Progresso, quando se trata de um fenómeno qualitativo, significa sempre um melhoramento. Trata-se de uma mudança definida como desejável, de acordo com determinados juízos de valor. É um movimento social orientado no sentido de objetivos considerados preferíveis. Ou seja, o progresso social deverá ser desejado como a realização do bem-estar comum de uma sociedade. Sendo que cada sociedade tem como referência a sua própria ordem de valores ou de entendimento da vida humana, é difícil que todos os grupos compartilhem a mesma ideia de progresso. Quando falamos em progresso científico e em crescimento económico, estes não eliminam, necessariamente, as desigualdades sociais nem promovem a reconciliação entre os homens ou entre os povos. O progresso social, entendido como uma evolução para melhor, implica várias formas de progresso: melhoria das condições de vida, permitida pelo progresso económico, que leva a um bem-estar maior das populações.
Trata-se de um progresso geral da sociedade, que opera modificações ao nível das suas estruturas e instituições, assumindo diversas dimensões ao nível da sociedade.
O progresso social surge, muitas vezes, pelo meio de tensões sociais ou desfasamentos culturais, pela necessidade de ultrapassá-los.
Nikola Tesla
Ele criou dezenas de invenções estranhas e algumas das tecnologias mais importantes