termodinâmica
EM UM SISTEMA FECHADO O TOTAL DA ENERGIA É CONSTANTE.
2º LEI DA TERMODINÂMICA = PRÍNCIPIO DA DEGRADAÇÃO DA ENERGIA
1º FATOR É IMPOSSIVEL REMOVER ENERGIA TERMICA DE UM SISTEMA A UMA CERTA TEMPERATURA E CONVERTER ESSA ENERGIA INTEGRALMENTE EM UM TRABALHO MECANICO SEM QUE HAJA UMA MODIFICAÇÃO NO SISTEMA OU EM SUAS VIZINHANÇAS.
2º FATOR
NÃO HÁ NENHUM PROCESSO ONDE O ÚNICO EFEITO DE ENERGIA TERMICA SEJA O DE TRANSFERIR A ENERGIA DE UM CORPO FRIO PARA UM CORPO QUENTE.
TODO CALOR RECEBIDO (Q1) É TRANSFORMADO EM TRABALHO. MAQUINA IDEAL MAQUINA REAL
A MAQUINA TERMICA REAL NÃO DESENVOLVE UM RENDIMENTO 100%. O TRABALHO TOTAL SENDO DADO POR : W=Q1+Q2. 3ºFATOR É IMPOSSIVEL QUE UMA MARQUINA TERMICA OPERANDO CICLOS TENHA UNICO EFETIO DA EXTRAÇÃO DO CALOR DE UM RESERVATORIO E A EXECUÇÃO DE UM TRABALHO INTEGRAL DESSSA QUANTIDADE DE ENERGIA. LEI ZERO DA TERMODINAMICA = TROCA DE CALOR ENTRE CORPOS. SE DOIS CORPOS ESTIVEREM EM EQUILIBRIO COM UM TERCEIRO ESTARÃO EM EQUILIBRIO TERMICO ENTRE SI.
EXERCICIOS
ENEM) NO BRASIL, O SISTEMA DE TRANSPORTE DEPENDE DO USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E DE BIOMASSA, CUJA ENERGIA É CONVERTIDA EM MOVIMENTO DE VEICULOS. PARA ESSES COMBUSTIVEIS , A TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA QUIMICA EM ENERGIA MECANICA, ACONTECE:
A) NA COMBUSTÃO, QUE GERA GASES QUENTES PARA MOVER OS PISTÕES NO MOTOR.
B) NOS EIXOS, QUE TRANSFEREM TROQUE AS RODAS E IMPULSIONAM O VEICULO.
C) NA IGNIÇÃO, QUANDO A ENERGIA ELETRICA É CONVERTIDA EM TRABALHO.
D) NA EXAUSTÃO, QUANDO GASES QUENTES SÃO EXPELIDOS PARA TRÁS.
E) NA CARBURAÇÃO, COM A DIFUSÃO DO COMBUSTIVEL NO AR.
(Unesp) A primeira lei da termodinâmica diz respeito à:
a) dilatação térmica
b) conservação da massa
c)