Termodinâmica
MAYCON MENEZES DOS SANTOS
A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Lagarto-se
2011
MAYCON MENEZES DOS SANTOS
A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Trabalho apresentado à disciplina Tecnologia Mecânica II, ministrada pelo professor Anderson, para obtenção de conclusão do curso Técnico de Eletromecânica, do Instituto Federal de Sergipe – IFS.
Lagarto/SE
2011
1. A primeira lei da termodinâmica aplicado ao ciclo
A primeira lei da termodinâmica estabelece que, durante qualquer ciclo percorrido pelo sistema, a integral cíclica do calor é proporcional à integral cíclica do trabalho. Historicamente o trabalho foi medido em unidades mecânicas, dadas pelo produto da força pela distância, como, por exemplo, em quilograma-força x metro ou em joule, enquanto que as medidas de calor eram realizadas em unidades térmicas, como a caloria ou a quilocaloria. As medidas de trabalho e calor foram efetuadas, durante o ciclo, para uma grande variedade de sistemas e para várias quantidades de trabalho e calor. Quando as quantidades de trabalho e calor foram comparadas, verificou-se que elas eram sempre proporcionais. Tais observações conduziram à formulação da primeira lei da termodinâmica.
A base de todas as leis da natureza é a evidência experimental, e isso também é verdadeiro para a primeira lei da termodinâmica. Todas as experiências já efetuadas provaram a veracidade, direta ou indiretamente, da primeira lei. A primeira lei nunca foi violada.
2. A primeira lei aplicada ao processo
Considerando a primeira lei da termodinâmica para um sistema que passa por uma mudança de estado, devido a introdução de uma nova propriedade, a energia. Esta energia pode estar presente numa multiplicidade de formas, tais como: a energia cinética ou a energia potencial do sistema em relação a um sistema de coordenadas; energia associada com o movimento e posição