Termodinâmica e ser humano
Trabalho e Energia Para um leigo o termo energia é significado de força e poder. A palavra energia foi utilizada cientificamente por Kepler (1619) para fazer a distição entre força e trabalho. Uma conceituação mais clara do significado da palavra energia surgiu com os estudos de Galileu e posteriormente nos estudos de Watt sobre as pesquisas da máquina a vapor. Sob o ponto de vista da mecânica a energia é um ente abstrato que se utiliza para por algo em movimento. Direta ou indiretamente todo ser vivo independente do seu nível de complexidade depende da energia como seu combustivel. A manutenção da vida resulta de uma contínua troca de substâncias e de energia, que é utilizada na realização dos trabalhos vitais. Termodinâmica Os princípios da conservação da energia e da entropia servem de base para termodinâmica. As primeiras aplicações destes princípios surgiram com a criação da máquina a vapor, por Thomas Newcomen (1712) e com a determinação do desempenho dessa máquina, por Sadi Carnot (1824), ocasião em que foi delimitada a transformação de energia t érmica (calor) em energia mecânica (trabalho).
Sistemas termodinâmicos Os sistemas termodinâmicos podem ser considerados animados e inanimados. Estes últimos são relativamente simples quando comparados aos sistemas vivos. Em geral os inanimados apresentam-se formados por poucas substâncias, que interagem de acordo com formulações químicas bem conhecidas e perfeitamente definidas em suas variáveis de estado (temperatura, pressão, volume, entalpia, etc.).
No estudo de um sistema termodinâmico é importante se conhecer as transformações que possam ocorrer. Transformações que são conhecidas como: Acíclica: quando o estado inicial (A) for diferente do final (E) A → B→C→D→E Cíclica Reversível: Quando o estado inicial (A)