Termodinamica
No final do século 18, existiam duas hipóteses alternativas sobre a natureza do calor. A hipótese mais aceita considerava o calor como uma substância fluida indestrutível que preencheria os poros dos corpos e se escoaria de um corpo mais quente a um mais frio. Lavoisier chamou essa substância hipotética de calórico. A implicação era que o calor pode ser transferido de um corpo para outro, mas a quantidade total de calórico se conservaria, ou seja existiria uma lei de conservação do calor.
2) Explique o que o autor chama de “método dos escoteiros”.
O calor consiste num minúsculo movimento de vibração das partículas dos corpos. Ideias deste gênero podem ter sido sugeridas pela geração de calor por atrito, exemplificada pelo método dos escoteiros.
3) Benjamin Thompson, o Conde de Rumford, foi um dos primeiros a apontar dificuldades com a teoria do calórico. Que dificuldades eram essas?
Um dos primeiro a apontar dificuldade com a teoria do calórico foi Benjamin Thomson, que dizia que não detectava qualquer variação do peso de um corpo, acompanhado a absorção ou eliminação de grandes quantidades de calor. Entretanto, o calórico poderia ser um fluido imponderável, a exemplo do que se acreditava valer para a eletricidade.
4) Qual era a experiência vivenciada por Rumford e a quais conclusões ele chegou?
Rumford escreveu, “Foi por acaso que me vi levado a realizar as experiências que vou relatar agora”... Estado ocupado, ultimamente, em supervisionar a perfuração de canhões nas oficinas do arsenal militar de Monique, chamou-me atenção o elevado grau de aquecimento de um canhão de bronze, atingido em tempos muito curtos, durante o processo de perfuração; bem como a temperatura ainda mais alta (acima do ponto de ebulição da água, conforme verifique) das aparas metálicas removidas pela perfuração. Rumford foi