termodin
FERROS FUNDIDOS
Ferros fundidos são ligas Fe-C com um percentual de carbono superior a 2%
Sem tratamento térmico, podemos ter um FoFo com 500 Brinell de dureza e outro com 200 Brinell e os dois com mais de 2% de carbono. Existem vários tipos de FoFo que dão características e aplicações de projetos completamente diferentes.
Estrutura dendrítica: é questão da solidificação, característica de qualquer fundido. É uma característica do processo de fundição e não do material. Normalmente quando pensamos em fabricar alguma coisa em FoFo o aspecto principal é o custo. São materiais baratos.
TIPOS DE FERROS FUNDIDOS
Branco (aplicação industrial mínima)
Todo carbono que tiver na liga está combinado ao ferro. É o que mais tem acentuado a característica de fragilidade dos FoFo’s, o que limita a utilização do material.
Cinzento
Do carbono total que tiver na composição, ele tem uma parte combinada e uma parte livre, que não se combina ao ferro e que vai aparecer na forma de veios de grafita.
Nodular
Também possui parte do carbono combinada e parte livre. Só que, ao invés de o carbono livre aparecer na forma de veios de grafita, ele aparece na forma de nódulos, glóbulos, ou esferas de grafita.
Maleabilizado
É um FoFo aonde se tem carbono livre formado por tratamento térmico. Aplica-se um tratamento térmico especial (maleabilização) e ele vai forçar a formação de grafita (carbono livre). Vai haver a quebra da ligação Fe-C e vai haver a formação de carbono livre.
Mesclado
É um tipo de FoFo de forma que exista na mesma peça, no mesmo material, uma parte com característica e comportamento de FoFo branco e outra com característica e comportamento de FoFo cinzento. Normalmente é feito em peças grandes de seção circular (onde é possível garantir um gradiente de resfriamento entre núcleo e superfície).
Assim, temos externamente FoFo branco e no núcleo FoFo cinzento.
Observação: Assim como no aço, no FoFo, quanto mais carbono tiver, mais