Demandas Psicologicas
Aos 31 anos, Viola será o principal palestrante com síndrome de Down do evento. O carioca abordará os principais tópicos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em 2008, além de discutir a importância da independência e autodeterminação para as pessoas com síndrome de Down. Bicampeão mundial de judô em sua categoria e primeiro faixa-preta com síndrome de Down nas Américas, ele também apresentará sua trajetória de sucesso no esporte.
- Estou feliz e ansioso para representar o Brasil – afirmou o Coordenador de Conteúdo Acessível do Movimento Down.
O congresso terá como tema principal “As cinco mais”, um conjunto de cinco áreas temáticas relacionadas às necessidades e possibilidades de avanços na inclusão depessoas com síndrome de Down. Além da questão dos direitos, as ‘cinco mais’ são compostas por saúde, participação social, educação e emprego.
Organizado a cada três anos pela Down Syndrome International (http://www.ds-int.org/), o WDSC é um dos eventos internacionais mais importantes para o debate das questões, conquistas e problemas relacionados à síndrome. Pessoas com síndrome de Down, familiares e profissionais de diversas especialidades poderão trocar conhecimentos e experiências durante os três dias de encontro.
Sucesso nas telonas
Além da participação no congresso, a semana promete fortes emoções para Viola. Um dos protagonistas do filme “Colegas”, que está entre os destaques da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, ele embarcará da