ATPS TERMODIN MICA
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CURSO DE ENGENHARIA DE
CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Renato Cezar Agricco Junior
Anhanguera Educacional rcaj75@yahoo.com.br Laurentino Correa de Vasconcellos Neto
Anhanguera Educacional vaskko@uol.com.br Grupo:
São José dos Campos
26/09/2013
ETAPA 1
Aula-tema: Definição e Conceitos Fundamentais. Substâncias Puras e Propriedades.
Esta atividade é importante para você compreender os fenômenos associados aos conceitos de temperatura e calor, e também para descrever um sistema termodinâmico.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSO 1
Pesquisar em livros da área a definição da palavra termodinâmica, inclusive a origem etimológica, e também o que é um sistema termodinâmico. Pesquisar, ainda, os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica Clássica.
Termodinâmica
A termodinâmica é a ciência que estuda as relações entre a troca de calor (troca de temperatura entre dois corpos ou sistemas ) e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico Ou seja, ela estuda como a variação da temperatura, da pressão e do volume interfere nos sistemas físicos. A Termodinâmica iniciou-se em 1950 com Otto Von Guericke que foi o inventor da primeira bomba a vácuo do mundo. Alguns anos depois com base na invenção de Otto, o físico e químico irlandês Robert Boyle e o cientista inglês Robert Hooke criaram a primeira bomba de ar e começaram a perceber a relação entre a pressão, volume e temperatura, em seguida Boyle formulou uma lei que estabelece que a pressão e o volume são inversamente proporcionais. Essa lei ficou conhecida como Lei de Boyle. Baseando-se nestes conceitos Denis Papin construiu um forno de pressão , a marmita de Papin . Em 1697 , baseando-se nos conceitos de pressão, temperatura e volume, Thomas Savery criou a primeira máquina a vapor. As máquinas daquela época eram muito grandes e robustas, mas atraíam a a atenção de muitos cientistas