ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA Atps De Termodin Mica

885 palavras 4 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
TERMODINÂMICA.
TURMA: ENGENHARIA MECÂNICA - SÉRIE 6º

Termodinâmica
(1º ETAPA)

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
ANAPOLIS 07 de outubro de 2014

TERMODINÂMICA: ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADA (1º ETAPA)

ALUNOS: VITOR MACHADO MOURA (R.A.) 3776771626 EDUARDO SANTANA 3721671334

ANAPOLIS 07 de outubro de 2014
ATPS DE TERMODINÂMICA
ETAPA 1
Passo 1(equipe)
1-Pesquisar como funciona o sistema de refrigeração de um motor de combustão interna, qual é o tipo de substância utilizada como líquido de arrefecimento e quais as suas propriedades.

Há dois tipos de sistemas de arrefecimento encontrados em carros: arrefecimento a líquido e arrefecimento a ar.

Arrefecimento a líquido; O sistema de arrefecimento a líquido faz circular um fluido por mangueiras e partes do motor. Ao passar pelo motor quente o líquido absorve calor, resfriando o motor. Depois que o fluido deixa o motor ele passa por um trocador de calor, ou radiador, que transfere o calor do fluido para o ar que passa pelo radiador.
Arrefecimento a ar; Alguns carros mais antigos (o Fusca e seus derivados, por exemplo) e uns poucos contemporâneos usam motores refrigerados a ar. Em vez de haver um líquido circulando pelo motor, o bloco e o cabeçote são dotados de aletas que aumentam a área de absorção de calor e de contato com o ar, conduzindo o calor para longe do motor. Uma potente ventoinha força o ar sobre essas aletas, que resfriam o motor ao acelerar a transferência de calor para o ar. Quando o motor é exposto ao fluxo de ar, como nas motocicletas, a ventoinha pode ser dispensada.
A água é um dos fluidos mais eficazes na conservação de calor, mas ela congela numa temperatura muito alta para ser usada em motores de automóveis. O fluido que a maioria dos carros usa é uma mistura de água e etileno-glicol (C2H6O2), também conhecido como aditivo de radiador ou

Relacionados