TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
INFANTIS
PESQUISADOR: Aluno
COORDENADOR: Professor orientador
Rio de Janeiro
Março de 2014
RESUMO
A pesquisa, intitulada “IDENTIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE MUDANÇA DE
PSICOTERAPIAS INFANTIS”, tem como objetivo identificar os critérios de mudança de psicoterapias infantis, adotados na prática por terapeutas de diferentes abordagens teóricas. Nesta pesquisa você responderá a um questionário por meio de alternativas de 1 a 5, composto por afirmações sobre comportamentos e atitudes usualmente associados na literatura a progresso de crianças que se encontram em psicoterapia.
A pesquisa a que você está sendo convidado a participar está sendo realizada sob a responsabilidade do bacharelando ALUNO, do curso de Psicologia da Universidade de Ensino Superior – RJ, sob a orientação do Dr. Professor.
Todos os dados que você fornecer serão tratados com a máxima confidencialidade pelos pesquisadores. Em nenhum momento seu nome e e-mail serão divulgados, dado que estes não serão armazenados pelo sistema, apenas serão compiladas as respostas do questionário. Saiba que sua participação nesta pesquisa é totalmente voluntária, não havendo nenhuma remuneração por ela. Se você aceitar participar, saiba que você é totalmente livre para abandoná-la mesmo depois de ter enviado o questionário. Para tanto, basta solicitar por e-mail ou por contato via telefonema ao pesquisador, a exclusão de suas respostas.
Uma vez concluída a pesquisa, os dados deverão ser divulgados em revista científica, porém, sem características pessoais que levem à identificação pessoal do participante, de acordo com o sigilo previsto pela ética profissional.
Com esta pesquisa, espera-se fazer um levantamento, junto à psicoterapeutas experientes, sobre quais critérios são efetivamente utilizados na prática clínica para avaliar progresso em psicoterapias infantis e assim contribuir na orientação de pesquisas com