Terminologias
Sistema Respiratório
Sistema Urinário
Funções do Sistema Esquelético
O tecido ósseo compõe aproximadamente 18% do peso do corpo humano. O sistema esquelético realiza várias funções básicas:
1) Suporte: o esqueleto atua como arcabouço estrutural para o corpo, sustentando os tecidos moles e fornecendo pontos de fixação para os tendões da maioria dos músculos.
2) Proteção: o esqueleto protege muitos órgãos internos contra lesão.
3) Assistência ao movimento: a maioria dos músculos esqueléticos se fixa aos ossos: quando os músculos se contraem, tracionam os ossos para produzir movimentos.
4) Armazenamento de sais minerais: o tecido ósseo armazena diversos minerais, especialmente cálcio e fósforo, que contribuem para a resistência do ossos. Conforme a exigência, os ossos liberam minerais na corrente sanguínea para manter o equilíbrio dos minerais essenciais.
5) Armazenamento de triglicerídeos: os triglicerídeos armazenados são reservas de energia química em potencial.
6) Hematopoese: produção de células sanguínea.
Articulações
Funções dos Músculos
1) Produção dos movimentos corporais: ações que movimentam todo o corpo, como andar e correr.
2) Estabilização das Posições Corporais: As contrações dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
3) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
4) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.