Termelétrica não poluente
Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2002
A tecnologia espacial está dando nova vida à geração térmica de energia elétrica. As termelétricas são usinas que queimam algum tipo de combustível - carvão, óleo, gás etc. - para movimentar turbinas; as turbinas, por sua vez, movem os geradores que produzem a eletricidade. O grande problema destas instalações é que elas geralmente são grandes poluidoras, trazendo problemas para todos os países preocupados com o Protocolo de Quioto ou com a saúde da humanidade.
Mas a empresa norte-americana Clean Energy Systems aplicou as descobertas dos programas espaciais para resolver o problema da poluição das termelétricas. Utilizando as avançadas tecnologias empregadas na construção dos foguetes espaciais, a empresa construiu um sistema que gera vapor sem a emissão de gases ou partículas residuais.
O equipamento é baseado na queima de um combustível limpo com oxigênio puro e na presença de água pura, tudo no interior de um único gerador. A caldeira produz diretamente um vapor de alta pressão, alta temperatura e totalmente não poluente. Os únicos produtos da combustão são o vapor de água em alta pressão e dióxido de carbono (CO2). Este, porém, é extraído ao final do processo, podendo ser congelado e utilizado em processos industriais. Sua saída é totalmente controlada e ele não é liberado na atmosfera.
A utilização da tecnologia de mistura de combustível dos foguetes garante ocontrole exato da proporção entre combustível e oxigênio, em nível molecular. Com o metano como combustível, por exemplo, cada molécula de metano se encontrará com duas moléculas de oxigênio, produzindo CO2 puro, sem sobras.
Mas o combustível para o gerador pode vir de virtualmente qualquer fonte, desde que ele seja composto exclusivamente de carbono, hidrogênio e oxigênio. A exigência básica para o combustível é que ele seja fluido e livre de soda cáustica e outros elementos como o enxofre e o nitrogênio, que podem formar