Terceiro setor e desenvolvimento sustentável
Roberto Galassi AMARAL*
Claudia Maria Daher COSAC**
• RESUMO: O artigo discorre sobre a relevância do fator humano e da dimensão social da sociedade. Neste contexto traz a tona o tema do terceiro setor colocando-o como espaço de ação e de vivência da cidadania, que a partir dos anos 1980 passaram a ter destaque no contexto internacional e brasileiro. O artigo continua, descrevendo as suas principais características, discernindo sobre as diferentes organizações que o compõe. Traz, igualmente, diferentes definições sobre ele de forma que suas especificidades sejam ressaltadas. Adicionalmente introduz o tema do desenvolvimento sustentável e faz o mesmo percurso visando discernir sobre as percepções que o envolve. No final, propõe o artigo, um olhar sobre a interação entre o terceiro setor e o desenvolvimento sustentável, demarcando algumas questões chave para a tarefa de integrar as ações das organizações de interesse público amplo às diferentes dimensões da sustentabilidade.
• PALAVRAS-CHAVES: terceiro setor. desenvolvimento sustentável. cidadania. gestão social. organizações de interesse público.
INTRODUÇÃO
Talvez uma das características mais marcantes do nosso tempo seja a complexidade da resolução dos problemas. Diante o avanço da tecnologia nas áreas da informática, eletrônica, automação e ciências em geral, muitos têm a expectativa de que ela poderia erradicar os problemas de uma sociedade, ou mesmo ser a solução no enfrentamento das grandes questões da humanidade. Isto se comprova a partir do relato da Profa. Rosa Alegria, futurista
* Doutorando em Serviço Social pela UNESP, Campus Franca, Mestre em Administração pela PUC/SP, Especialista Gestão Estratégica de Negócios pela EEA/FGV-SP e em Administração de Recursos Humanos USJT- Universidade São Judas Tadeu/SP com Graduação em Administração de Empresas pela mesma Instituição.
** Profa. do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Programa