TERCEIRO SETOR NA EJA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO MOVA BRASIL NA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANA PAULA CARVALHO LIMA
TERCEIRO SETOR NA EJA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO MOVA BRASIL NA BAHIA
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema central, a participação do Instituto Paulo Freire, instituição pertencente ao terceiro setor, na promoção de políticas que atenuem o alto índice de analfabetos jovens e adultos através do projeto MOVA Brasil na Bahia. Tal pesquisa será importante para que a sociedade perceba como as organizações sem fins lucrativos vêm assumindo a função do Estado na promoção de políticas que reduzam as defasagens na educação de jovens e adultos.
Considerando a atual conjuntura política, social e econômica que tem determinado o sucateamento das políticas sociais públicas, a atuação do Terceiro Setor vem crescendo e tornando-se de interesse público apesar de não constituir-se em caráter público. Como afirma Rodrigues (1998) por Terceiro Setor entenda-se, “(...) a sociedade civil que se organiza e busca soluções próprias para suas necessidades e problemas, fora da lógica do Estado e do mercado”.
O presente projeto tem como objetivo geral analisar a forma pela qual o Instituto Paulo Freire através do projeto MOVA - Brasil na Bahia intervém nas políticas em EJA, tendo em vista a ausência do Estado, resultante da reestruturação do processo produtivo. Para alcançar tal objetivo faz-se necessário: mostrar o papel do Estado e do Terceiro Setor na sociedade; apresentar o Instituto Paulo Freire como entidade paraestatal e analisar o Projeto MOVA - Brasil na Bahia como ação do Instituto Paulo Freire para atenuar o analfabetismo entre jovens e adultos.
O Instituto Paulo Freire é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 desenvolvendo projetos em três áreas de atuação: Educação de Adultos, Educação Cidadã e Educação Popular. Nesta pesquisa trataremos apenas