Terceira geração
Circuitos Integrados
O surgimento dos circuitos integrados surgiu através da necessidade de acomodação de espaços dos componentes. Pois os componentes eletrônicos como: Transistores, capacitores e resistores, necessitavam de muito espaço, ou seja, para aumentar a capacidades dos computadores da época, era necessário aumentar a quantidade desses componentes, o que faria a maquina ficar cada vez maior.
[pic]
O engenheiro americano Jack Kilby, da Texas Instruments, em 1958, apresentou o primeiro circuito integrado fabricado no mundo, tinha um único transistor ligado a outros componentes em uma placa de germânio. Como a imagem mostra, as interconexões era realizadas por fios externos. Os circuitos integrados que chegaram ao mercado acabaram usando outro semicondutor, o silício.
Nas imagens abaixo conseguimos ver a evolução de alguns componentes do circuitos integrados:
[pic] [pic] [pic]
Transistores Capacitores Resistores
O desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados (Integrated Circuits – IC) foi devido a necessidade de encontrar uma solução para este problema de espaços. As tentativas para encontrar as soluções é que idealizou a possibilidade de acomodar em um único invólucro.
Invólucro – Algo que possui a capacidade de cobrir ou envolver, ou seja, é para a proteção do chip, dissipa calor e possibilita manipulação.
O ponto importante é que se podem formar múltiplos transistores em um único elemento de silício. Antes o circuito lógico ocupava uma placa de circuito e com a nova tecnologia IC passou a ser acomodado em uma pastilha de silício (chip).
[pic]
Pastilha de Silício (Chip)
Dentro do circuito integrado há uma pastilha de silício
O emprego de matéria de silício com condutividade elétrica foi chamado de semicondutor. Esse componente garantiu aumento na velocidade e eficiência dos