Terceira geração de computdores
Trabalho de Computação e Computador
Alunos: Amanda Tomas Ana Carolina Medeiros Arthur Felipe Barbara Souza Gabriela Guimarães Janaina Tavares Mariana Araujo
Professora: Joelma Goulart
1ºD
Uberlândia
2014
Sumário
Índice de Imagens
Introdução A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos. A terceira geração inicia-se com a introdução do circuitos integrados (transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip) aos computadores.
Terceira Geração - Computadores com Circuitos
Figura : Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era o apenas o tamanho, mas o processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
Didaticamente os circuitos integrados são categorizados de acordo com a quantidade de integração que eles possuem: LSI (Large Scale Integration - 100 transistores): computadores da terceira geração Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável, na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
Figura : Arquitetura plugável da série 360 da IBM.
A IBM,