As estratégias de pesquisa em Ciências Sociais
O Estudo de Caso é preferido quando: o tipo de questão de pesquisa é da forma “como” e por quê ?; quando o controle que o investigador tem sobre os eventos é muito reduzido; ou quando o foco temporal está em fenômenos contemporâneos dentro do contexto de vida real.
Na preparação do estudo deve-se ter em conta os seguintes aspectos: o know-how e capacidades do investigador, o seu treino, a preparação para a realização do Estudo de Caso, o desenvolvimento de um protocolo e a condução de um estudo piloto (Yin, 1994).
Para a condução do Estudo de Caso, é de sublinhar a importância das fontes de recolha dos dados (fontes de evidência): análise documental, as entrevistas, a observação e os artefactos físicos.
Como é uma investigação científica, é necessário definir critérios para aferir a sua credibilidade. A credibilidade é um conceito genérico, mas encerra em si os três critérios
“clássicos” de aferição da qualidade de um trabalho de investigação, que devem ser cumpridos também no Estudo de Caso, a saber:
Validade de constructo: estabelecer definições conceituais e operacionais dos principais termos e variáveis do estudo para que se saiba exatamente o