terapia manual
Hoje em dia a terapia é utilizada no tratamento de várias patologias incluindo disfunção da extremidade articular e vertebral, dores de cabeça, fibrose cística, compressões nervosa, imobilização entre outras (SMITH JR, 2007)
Desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie o método consiste num programa de movimentos, essa técnica aborda o tratamento das dores na coluna relacionadas aos distúrbios do sistema articular da coluna vertebral. Sendo assim esse método utilizam-se os movimentos do próprio paciente auxiliando no alivio da dor e na recuperação da função. Pode ser usada em pacientes com dores agudas, subagudas e crônicas da coluna vertebral podendo ser irradiada para membros superiores ou inferiores.
O tratamento consiste em dois componentes, educacional e de terapia mecânica ativa, que da ao paciente uma compreensão do seu problema, e de exercícios individualizado onde o paciente aprende a fazer o exercício específico, as posições e as correções posturais estáticas e dinâmicas respectivamente.
Desse modo são classificadas as algias da coluna em três diferentes categorias, sendo síndrome postural que é a deformação mecânica de origem postural que promove dor de natureza intermitente. Os tecidos ao redor dos segmentos da coluna são submetidos a estresses por longos períodos, decorrentes da má postura estática e prolongada. A síndrome da disfunção relaciona-se com os tecidos ao redor dos segmentos vertebrais envolvidos apresentam-se encurtados ou fibrosados exemplos: cicatriz, fibrose, aderência, encurtamento adaptativo. Assim ao realizar-se um movimento normal estas estruturas são submetidas a alongamentos além do seu limite, gerando um aumento da sua tensão, impedindo que a sua amplitude