TeoriaVPLeTIR 20150525145419
686 palavras
3 páginas
VALOR PRESENTE LÍQUIDO E TAXA INTERNA DE RETORNOINTRODUÇÃO
O objetivo deste capítulo é apresentar operações que envolvem séries não uniformes (fluxo de caixas não homogêneos) de pagamento, que apresentam períodos diferentes. Basicamente, dois critérios são empregados nas análises: a taxa interna de retorno (TIR ou IRR) e o valor presente líquido (VPL ou NPV).
SÉRIES COM PRESTAÇÕES DIFERENTES
As séries não uniformes apresentam valores de prestações diferentes. Desse modo utilizamos dois parâmetros no seu estudo: o VPL e a TIR.
VPL: Valor Presente Líquido (ou NPV, do inglês. Net Present Value) representa a soma, na data zero, de todos os fluxos de caixa da série não uniforme. Às vezes, é denominado Valor Atual Líquido (ou VAL).
TIR: Taxa Interna de Retorno (ou IRR, do inglês, Internal Rate of Return) corresponde ao valor da taxa de juros que torna nulo o valor do VPL.
REPRESENTAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA NÃO HOMOGÊNEO
Na HP 12C podemos realizar cálculos com um fluxo de caixa não homogêneo, isto é, parcelas diferidas ao longo dos n períodos. Assim temos:
CF0 = parcela do fluxo de caixa no ponto 0 (Cash Flow no ponto 0).
CF1= parcela do fluxo de caixa no ponto 1 (Cash Flow no ponto 1).
CF2= parcela do fluxo de caixa no ponto 2 (Cash Flow no ponto 2).
...
CFn= parcela do fluxo de caixa no ponto 3 (Cash Flow no ponto 3).
Vamos chamar de CF0 a parcela do fluxo de caixa colocada no ponto zero da escala de tempo. Essa parcela normalmente corresponde ao investimento inicial e, nesse caso, tem sinal negativo, por representar desembolso, ou seja, uma saída de caixa.
Vamos chamar genericamente de CFj qualquer parcela do fluxo de caixa que ocorrer a partir do final do 1º período até o final do último período (n).
VALOR PRESENTE LÍQUIDO - VPL
O Valor Presente Líquido (VPL) determina o valor líquido, o investimento, descontado com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) na data zero. Através deste cálculo podemos avaliar um determinado projeto de investimento na data presente. O