TEORIAS
De acordo com a teoria sócio-histórica é preciso considerar o meio em que se desenvolve o estudante, colocando a disposição dos alunos objetos correspondentes e não conceitos conhecidos e, a partir da caracterização destes objetos e a realização de ações correspondentes para a formação de um novo conceito.
Leontiev se dedicou ao desenvolvimento de uma teoria que procurava explicar a origem, função e estrutura do reflexo psicológico da realidade como meios de estruturação da consciência e da personalidade humana.
APROPRIAÇÃO – trata das modificações ocorridas na espécie pela exigência do meio. A criança, durantes o seu desenvolvimento não se adapta ao mundo dos objetos culturais, mas se apropria de tais objetos. Objetos esses não desenvolvidos pela hereditariedade e sim pelas relações sociais ao longo da geração humana.
CONDIÇÕES – As condições orientam as operações executadas pelos sujeitos, no sentido de constituir-se num impedimento ou facilitação para alcançar os objetivos da atividade.
CONSCIÊNCIA – Representa a soma de tds as ações mentais que participam ativamente na compreensão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo objetivo. O conhecimento se associa com a consciência, pois é um resultado da atividade sócio-histórica e da linguagem humana. Ao mesmo tempo em que influência a atividade determinando-a e regulamentando-a.
INTERIORIZAÇÃO OU INTERNALIZAÇÃO – A interiorização das ações, ou seja, a transformação gradual das ações externas em internas mentais é um processo que se desenvolve necessariamente na ontogênese humana. Desenvolve-se a partir do entendimento que se estabelece por meio das relações sociais as quais expressam fenômenos externos como objetos, conceitos verbais, conhecimento.
MOTIVO – É o motor da atividade. Corresponde ao objeto da atividade.
OPERAÇÃO – Representa um conteúdo objetivo relacionado a atividade.Corresponde ao modo como a ação é realizada e depende das condições em que o objeto é