teorias e sistemas
Resenha:Marx, Malvin H. Sistemas e Teorias em Psicologia. Tradução de Álvoro Cabral. São Paulo: eultrex, 2008. Pag: 59 à 83.
Problemas Herdados Pela Psicologia
Finalmente, pois, o comportamento do homem passou a ser considerado sujeito a leis e que uma ciência da psicologia era possível. A psicologia também herdou certos problemas que se desenvolveram no seio da ciência e da filosofia, antes dela ganhar a sua independência. Consideramos aqui quatro áreas problemáticas: o problema mente-corpo, a fisiologia da percepção, o problema do tempo de reação e as questões relacionadas com as diferenças individuais.
O Problema Mente-Corpo
As aparições fantasmagóricas dos sonhos podem ter convencido o homem, pela primeira vez, de havia algo mais do que era visto pelos seus olhos físicos. Os escritos de Platão mostram que o pensamento do seu tempo dividia o homem em dois componentes. As concepções dualistas de Descartes não deferem muito das de Platão. Ambos os sistemas se ajustam à teologia cristã; dado que as partes observáveis do homem são imortais, é necessário algum componente inobservável para que a imortalidade do homem possa ser logicamente defendida. “Qual a relação entre as duas partes?” Antes que psicologia tivesse sequer o seu inicio formal como ciência, um físico alemão, Theodor Fechner, começou a trabalhar no problema. O resultado que ele acreditava ter encontrado é a lei Weber-Fechner, assim chamada porque Weber já expressara uma relação psicofísica quase idêntica numa forma muito mais simples e primitiva. Para demonstrar essas relações funcionais, é necessário medir separadamente o corpo e a mente; e, portanto, ter duas coisas distintas para medir. De um lado, ele tinha o estimulo, que atuava sobre o corpo. Do outro lado, ele tinha a sensação, que supunha ser um evento mental.
A Psicologia da Percepção
Outros ciêntistas, em especial os fisiologistas, interessaram-se por uma outra relação, notadamente, a que existe entre os processos