Teorias Socialistas Filosofia
O socialismo real foi inicialmente implantado na extinta União Soviética através da Revolução Russa e disseminada a outros países que aderiram ao regime socialista durante a guerra fria, entre eles, Coréia do Norte, Iugoslávia, China, Cuba, entre outros.
É marcado pelo autoritarismo, por isso o nome socialismo real, pois era posto em prática de maneira forçada.
Uma das características do regime é a implantação da redistribuição de renda a fim de acabar com as desigualdades sociais.
Socialismo Utópico
Durante o período das Revoluções Industriais, vários pensadores lançaram manifestos em que indicavam que o socialismo deveria ser implantado na sociedade, mas não deveria haver lutas entre as classes mais expressivas na época: o proletariado e a burguesia. Além disso, os tais autores não explicitavam como essa “revolução” deveria ser feita. Filósofos posteriores a esses interpretaram os manifestos e os chamaram de utópicos, pois não demonstravam uma maneira concreta de se implantar o socialismo.
Socialismo Cristão
O socialismo cristão surgiu como um apelo de religiosos contra a exploração humana nas fábricas. Durante o período, uma série de pensadores cristãos e a igreja católica lançaram manifestos pedindo à burguesia um alívio ao proletariado, que não possuía sequer algum direito de cidadão; e demonstravam aversão à luta de classes.
Socialismo Científico
O socialismo científico também pode ser chamado de socialismo Marxista, pois Karl Marx juntamente com Friedrich Engels lançou o Manifesto comunista, que é a base do socialismo científico. Esse regime é baseado na construção de uma sociedade igualitária através das lutas de classe, para assim se chegar a um equilíbrio econômico e até político, mais conhecido como comunismo.
Anarquismo
O Anarquismo ou comunismo libertário prega o fim de todo e qualquer tipo de governo para que o povo como um todo possa governar, eliminando assim toda hierarquia política, e seu objetivo era chegar ao comunismo,