Teorias Psicanalíticas
São Paulo/ SP
2013
CARLONI, P. A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana. RENEFARA, 2011.
Esta analise tem por finalidade apresentar as principais teorias sobre o desenvolvimento da Psicanálise, e em que se baseou Sigmund Freud para questionar a existência de um inconsciente. Através do estudo de dois arquivos, ”A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana” e “A Psicanálise”, em busca de entender a Psicanálise por um método investigativo do psiquismo e a descoberta e construção do conceito de inconsciente. Sabemos que Freud foi um dos psicanalistas mais importantes na historia da psicologia, quando começou a questionar seus pacientes sobre seus sonhos, a maioria de seus colegas de profissão o chamaram de louco e assim ele perseguiu esses sonhos até o profundo do inconsciente e assim deu um grande passo para a psicologia moderna.
Freud nasceu em seis de maio de 1856, na cidade de Freiberg, quando nasceu uma velha camponesa disse que ele estava destinado a um futuro grandioso, sua mãe que era a terceira esposa de seu pai, um modesto comerciante judeu, o chamava de “Meu Sigie de ouro”. Em 1860 sua família muda-se para Viena. Sua jornada ao estudo da mente se inicia em 1873, quando entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde inicialmente se interessa por neurofisiologia, estudou com Charlot para conhecer sua teoria sobre a cura por meio de hipnose, onde passou a usar essa técnica em pacientes que sofriam de histeria, e juntamente com seu amigo Josef Brouer desenvolveu um novo método, a cura através da fala, onde procurar ouvir principalmente os sonhos de seus pacientes e ligando com os acontecimentos.
Em 1900 lança sua principal obra literária: “A interpretação dos Sonhos”, nesta obra Freud apresenta uma