teorias do aprendizado
A aprendizagem é igual condicionamento. Isso significa que, se queremos que uma pessoa aprenda um novo comportamento, devemos condiciona-la a essa aprendizagem.
Para que ocorra o condicionamento, não é necessário dar o reforço todas as vezes em que o individuo manifesta o comportamento desejado.
Teoria da Gestalt
A experiência e a percepção englobam a totalidade do comportamento e não apenas respostas isoladas e especificas.
A pessoa seleciona e organiza os estímulos de acordo com suas próprias experiências e não vai responder a eles isoladamente mais significativos.
A pessoa percebe uma ‘’forma’’, uma ‘’estrutura’’, uma ‘’configuração’’ ou ‘’organização’’, sinônima da palavra alemã Gestalt.
Teorias de Campo
De acordo com essa teoria, são as forças do ambiente social que levam o individuo a reagir a alguns estímulos e não a outros, ou que levam indivíduos diferentes a reagirem de maneira diferente ao mesmo estimulo.
O campo psicológico serra o ambiente, incluindo suas forças sociais, da maneira como é visto ou percebido pelo individuo.
Teoria Cognitiva
Concebe a aprendizagem como solução de problemas. É por meio da solução dos problemas do dia-a-dia que os indivíduos se ajustam a seu ambiente, tornando-se cinte de um problema para que um problema seja resolvido; esclarecido do problema, este passo consiste na coleta de dados e informações sobre tudo o que já se sabe do problema.
Teoria fenomenológica
Aprende naturalmente, que ela cresce por sua própria natureza.
O mais importante é que o material a ser aprendido tenha significado pessoal pelo aluno.
O material sem sentido exige dez vezes mais esforços para ser aprendido do que o material com sentido e é esquecido muito mais de pressa.
Questão 3.
José não foi condicionado corretamente ou estimulado, assim ele não aprendeu tudo que era necessário.
José precisa selecionar e organizar estímulos de acordo com as experiências vividas em sala de aula.
O ambiente em que ele