TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN
1) Considere as teorias de Charles Darwin e de Lamarck. Tente sintetizar cada uma das Teorias e dizer qual a mais aceita atualmente.
Com o intuito de tentar esclarecer sobre o desenvolvimento das espécies em nosso planeta o cientista Lamarck foi o primeiro que sugeriu uma teoria de evolução fundamentada, a fim de explicar o modo de evolução das espécies. Assim, ele elaborou duas leis, a “lei do uso e desuso”. Segundo esta lei, as modificações que eram produzidas ao longo da vida dos indivíduos, eram em consequência do uso ou desuso dos órgãos, quando mais utilizado fosse, mais forte seria o órgão e consequentemente quanto menos utilizado, seria atrofiado. E a “lei da herança dos caráteres adquiridos”. Segundo essa, os organismos, pela necessidade de se adaptarem ao meio ambiente, adquirem durante a vida modificações que passam geneticamente aos descendentes. A adaptação é progressiva e um organismo pode desenvolver qualquer adaptação, desde que seja necessária, caminhando assim as espécies para a perfeição, em interação com o ambiente.
Darwin, com o propósito de questionar sobre sua própria crença, onde acreditava que todas as plantas e animais tinham sido criados por Deus, o mesmo fez estudos e colheu dados que lhe permitiu fazer questionamentos. Com isso, publicou a sua obra “A origem das espécies” em 1859, onde descrevia a teoria da seleção natural. Segundo o Darwinismo, existe variação entre os indivíduos de uma dada população, e cada população tem tendência para crescer exponencialmente se o meio o permitir, levando à superprodução de descendente. A teoria de Darwin considera que o ambiente faz uma escolha dos indivíduos, tal como o homem faz na domesticação. Darwin considerava possível a herança dos caracteres adquiridos, tal como Lamarck. Porém, para Darwin as forças responsáveis pela variação e pela seleção são diferentes: a variação ocorre ao acaso, sem qualquer orientação evolutiva, enquanto a seleção muda a população