Teorias de Crescimento Populacional
TEORIA DE MALTHUSIANA
Thomas Robert Malthus (1766/1834) religioso, inglês, economista, escreveu várias obras sobre população.
CARACTERÍSTICAS: Analisou sua época e percebeu que o crescimento populacional (PG) aumentava em relação a produção de alimentos (PA).
ALERTA: CRESCIMENTO DESORDENADO à FOME.
SOLUÇÃO: Controle Natural - guerras, doenças, epidemias e miséria. Sujeição moral de retardar o casamento; castidade antes do casamento; ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar (tivessem terras).
ERRO: Não levou em conta os avanços tecnológicos aumentaram a produção de alimentos, aumento na área de plantio.
TEORIA NEOMALTHUSIANA (ALARMISTA)
CONTEXTO: década de 1950/60; Explosão demográfica; surto populacional no Terceiro Mundo fruto do progresso tecnológico e medidas sanitárias; Keynesianismo (Intervenção do Estado, Política de bem estar social)
CARACTERÍSTICAS: Seguidores de Malthus. Explica o atraso econômico dos países subdesenvolvidos.
População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao esgotamento dos recursos naturais, desemprego (caos social).
Crescimento Vegetativo elevado à pobreza, miséria, catástrofes (superpovoamento do mundo) humanas e naturais (alarmistas)
Altas taxas de natalidade leva à Subdesenvolvimento.
SOLUÇÃO: Planejamento Familiar; Controle de Natalidade, propagandas (pílula, aborto, vasectomia, laqueadura); Medidas drásticas, rígidas (China)
ERRO: Tira a responsabilidade dos países do Norte (exploração) pelo atraso e miséria dos países do Sul. Transfere para a população marginalizada.
TEORIA MARXISTA OU REFORMISTA
CONTEXTO: atual; Geografia Crítica; Idéias de Karl Marx
CARACTERÍSTICAS: Antimalthusiana ; mais realista; ganho social.
Causas da miséria: histórica (processo de colonização por exploração) e econômicas (dependência financeira e tecnológica); capitalismo.
População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao