Teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua e o filme the ramen girl

1524 palavras 7 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira – Profª Renata
Rayzza Oliveira de Araújo

Teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua e o filme “The Ramen Girl”

O filme

No filme “The Ramen Girl”, a jovem americana Abby (Brittany Murphy), viaja para Tokyo – Japão para encontrar o namorado, mas acaba sendo abandonada por ele. Sozinha em meio a uma cultura e idioma completamente diferente dos seus, a jovem tenta reorganizar sua vida. Após comer uma vez no restaurante de ramen típico de seu bairro, e perceber os efeitos dessa comida nas pessoas, ela decide se tornar uma chefe de cozinha especializada em ramen. Ela consegue convencer o chefe japonês tirano e temperamental a ensiná-la esta arte.

As teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua

1. Teoria da aculturação’’pidginização’

Defendida por Schuman, esta teoria afirma que a aquisição de L2 está diretamente ligada à assimilação da cultura do grupo da língua alvo pelo indivíduo. Segundo ele, fatores como a igualdade social, semelhança entre as culturas e, vontade do indivíduo em permanecer no país estrangeiro por um longo tempo e motivação para aprender o novo idioma afetam diretamente o aprendizado, positivo ou negativamente.

No filme, notamos que, apesar da vontade de Abby de permanecer no país e seu interesse em aprender a cozinhar um prato tipicamente japonês, o péssimo relacionamento com seu patrão e professor, a pessoa com quem ela mais precisa se comunicar, dificulta o processo de aprendizagem. Os dois se comunicam, durante todo o filme, basicamente, por gestos, palavras isoladas que ambos procuravam no dicionário e expressões de uso freqüente como: obrigado (arigatô), desculpa (gomenasai), bom dia (good morning) e amanhã (tomorrow).

2. Teoria dos universais lingüísticos

Também conhecida como teoria da gramática universal, propõe a que a aquisição de L2 se dá através de um componente

Relacionados

  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas