Teorias de administração
INTRODUÇÃO 5
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6
1.1 Definições de comportamento organizacional 6
1.2 Disciplinas do comportamento organizacional 7
2. VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA 8
2.1 Visão sistêmica 8
2.2 Mudanças 9
3. INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES 11
4. O INDIVÍDUO, A PERSONALIDADE E A MOTIVAÇÃO 13
4.1 A personalidade 13
4.2 Principais teorias de concepção de personalidade 13
4.3 Motivação 15
5. GRUPOS, EQUIPES E LIDERANÇA 16
6. PERCEPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO 18
7. CONCLUSÃO 19
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
As mudanças no mundo contemporâneo estão ocorrendo com muita rapidez, que acompanhá-las esta quase que impossível. A importância do desenvolvimento de habilidade e conhecimento interpessoal está interligada com a necessidade das organizações conseguirem funcionários com ótimos desempenhos. Ter executivos e funcionários com boas habilidades interpessoais refletem por sua vez em um ambiente de trabalho agradável, com fácil contratação e manutenção de pessoas qualificadas.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, direcionar, organizar e controlar. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura