teorias da piscanalise
Principal autor: Sigmund Schlomo Freud (1856 – 1939) “Pai da psicanálise”
Principais conceitos: Freud elaborou uma teoria da personalidade que se tornou definitiva e que constituiu uma verdadeira revolução quanto ao modo de estruturação do nosso psiquismo. Segundo ele, seriam três as instâncias básicas da personalidade: o Id (que é regido pelo princípio do prazer e nasce conosco é “inato”), o Ego (que é regido pelo princípio da “moralidade”) e o Superego (é baseado no princípio da “realidade” sendo o equilíbrio). Estes conceitos revelaram-se de extrema utilidade para explicar ordenadamente e sistematicamente os fenômenos psíquicos.
Postura do professor e sua relação com o aluno: O professor pode tornar-se a figura a quem serão transferidos os interesses de seu aluno. E o que se transfere são as experiências vividas primitivamente com os pais, tanto boas quanto ruins. Uma vez que a transferência inicie, o professor torna-se depositário dos desejos e projeções do aluno. O desejo do aluno transfere sentido e poder à figura do professor, estes conteúdos da transferência são inconscientes. O que o aluno quer é que o professor funcione com um “suporte” para ele.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem: A Educação exerce seu poder através da palavra. Seu discurso, dirigido à consciência tenta estimular os indivíduos a se conduzirem em uma direção por ela mesma determinada. Da palavra extrai seu poder de convencimento e de submissão do ouvinte a ela. Neste lugar que o aluno o coloca, o professor adquire poder. E este poder pode facilmente ser usado para subjugar o aluno, impondo-lhe seus próprios valores e idéias, funcionando como um regulador, coibindo a capacidade de pensar do aluno.
Metodologias de ensino e aprendizagem: Na perspectiva psicanalítica não se focalizam os conteúdos, mas o campo que estabelece as condições para aprender. Ao professor, cabe apenas, o esforço de organizar, articular e tornar lógico seu campo de conhecimento e