Teorias da Gestão Empresarial
Teoria de Fayol
Do que se trata: A teoria de Fayol da ênfase na estrutura da empresa, a qual deve ter seis funções básicas: Técnica; Comercial; Financeira; Segurança; Contábil e Administrativa.
Pontos Principais da Teoria: O papel dos gerentes é de fundamental importância, tendo estes 16 deveres, dentre os principais: Definir claramente as obrigações; Harmonizar atividades e coordenar esforços; Manter a disciplina; Supervisionar a ordem material e humana e Organizar a seleção eficiente do pessoal. Além disso, Fayol traz 14 princípios gerais nos quais a administração como ciência deveria se basear: A divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Unidade de Comando; Disciplina; Prevalência; Remuneração; Centralização etc...
Teoria de Weber
Do que se trata: Weber defendia que a burocracia é uma organização formal, baseada em leis, normas e regulamentos preestabelecidos, como o objetivo de definir como a organização deve funcionar.
Pontos Principais da Teoria: A burocracia, ou organização burocrática, apresenta três características principais: FORMALIDADE, IMPESSOALIDADE E PROFISSIONALISMO.
Teoria comportamental
Do que se trata: Trata de uma teoria voltada a uma nova concepção em relação a motivação humana.
Pontos Principais da Teoria: Segundo os estudiosos comportamentalistas eles acreditavam que os gestores têm de conhecer o que motiva as pessoas para poder comandá-las adequadamente, de forma a atingirem um objetivo almejado.
Principais subteorias
- Teoria X e Y
A teoria X a maioria das pessoas não gostam de trabalhar, além disso, a maioria das pessoas necessitam de direção.
A teoria Y a maioria tem disposição para trabalhar, qualidades e capacidades de se dedicar ao trabalho sem precisar ser guiado.
- Teoria dois fatores
Fatores que independem da vontade do trabalhador como: salários, benefícios, ambiente de trabalho, etc...
- Maslow
As 2 necessidades primárias são: fisiológicas e