Teorias da administração
Centro de Educação a Distância
Unidade: Polo Feira de Santana - Bahia
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teorias da Administração
Antonio Fernando Mendes das Neves
Ana Flávia dos Anjos Souza Santos
Vinicius Silva dos Santos
Josiel Pereira Santos
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior
Feira de Santana, 16 de setembro de 2012.
Introdução
A mudança do sistema econômico do Feudalismo para o capitalismo[1] foi sem dúvida um principal motivo para o surgimento das teorias da administração, Na idade media não havia indústrias, fabricas de produção em serie, neste período predominava a produção agrícola.
Após a segunda Guerra Mundial, com o surgimento das indústrias, surge um novo conceito de homem o “homo Economicus”[2] concebia um homem interessado apenas no dinheiro e em coisa materiais (CHIAVENATO, 2010, p.8).
Etimologicamente a palavra administração vem da junção de duas palavras do latim ad (direção, tendência) e minister (subordinação ou obediência). A administração como: ciência, tecnica e arte: uma ciência por tem regras claras e estabelecidas; Tecnica: do ponto de vista da execução; e arte: do ponto de vista estético.
Desenvolvimento
A Teoria Geral da Administração está intrinsicamente à cultura organizacional, a priori, vem desenvolveu-se a no começo do século XX por Frederick Wislow Taylor que nasceu em 1856, nos Estados Unidos, Percebeu a ineficiência dos trabalhadores na execução das tarefas por não as terem especificadas cada indivíduo realizava ao seu modo. Para resolver estes, dentre outros problemas, na administração da empresa tendo como objetivo extrair a maior e a melhor produtividade dos trabalhadores, Taylor definiu Princípios Científicos[3]: do planejamento – Propunha tirar do individuo a autonomia, a livre atuação na empresa substituindo por um projeto cientifico de execução. do preparo – Seleção criteriosa dos