Teorias da administração
Ana de Oliveira Romero Filha
RA 3345562399
Tutor Presencial: Silvio Rosa
Disciplina: Teorias da Administração
Professor EAD: Mônica F. Satolani
Tema 1:
A partir da Revolução Industrial surge a necessidade de diferenciar a administração da gestão. Surge a evolução do pensamento administrativo com variáveis organizacionais como tarefas, estruturas, pessoas, ambiente e tecnologia. Surge também modernas técnicas de gestão como Abordagem contingencial e a administração por objetivos, por estratégia, participativa e japonesa. Surge ainda a necessidade de organizar, inovar e transformar a sociedade contemporânea. Com a necessidade de administrar ocorre o desenvolvimento econômico e tecnológico.
Tema 2.:
A fundamentação da teoria segundo Fayol, afirma que administrar é prever programas de atuação, controlar, organizar, coordenar, harmonizar, comandar, dirigir e orientar de uma maneira em que cada função seja distinta das outras, com subordinação do interesse individual ao interesse geral da organização. A divisão de tarefas faz com que os trabalhadores da organização recebam ordens de um único superior evitando dualidades de comando e contribuindo para o aumento da produtividade.
Tema 3.:
A teoria das relações humanas omitiu variáveis importantes abordadas pelos clássicos e utilizando uma abordagem francamente demagógica e manipulativa. Tais aspectos levaram ao descrédito, principalmente por valorizar símbolos baratos e relegar a um plano secundário as recompensas salariais e por tentar esconder duas lógicas diferentes e até certo ponto antagônicas: a do empresário, que procura maximizar seus lucros, e a do trabalhador, que procura maximizar seu salário. Este conflito de interesses da empresas e das pessoas que nela trabalham foi ocultado por esta Escola.
Tema 4.:
Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma