Teorias da administração
Resposta: Organizações privadas: visam o lucro, são responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais para a humanidade, como alimentos, roupas e moradias.
Terceiro setor: desde a década de 1980, principalmente, vêm ocupando o espaço deixado pelo Estado, na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer.
Organizações públicas: atuam nos níveis Federal, Estadual e Municipal, e entre elas temos as que se configuram em Administração Direta e Administração Indireta.
2) Temos conceitos e princípios fundamentais em Administração que vão possibilitar identificar se a organização está em direção à realização de suas propostas/metas ou se está fazendo outro caminho não especificado/não esperado. Dentre esses conceitos podemos indicar dois que são fundamentais para medir o seu desempenho: a eficiência e a eficácia. Mas o que significam eficiência e eficácia? Quais as suas diferenças?
Resposta: Eficiência: é utilizar produtivamente os recursos.
Eficácia: é a capacidade de realizar objetivos.
Segundo Maximiano (2006a), eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Em outras palavras, significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais; e eficácia é a palavra usada para indicar que a organização está realizando seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, maior a eficácia organizacional.
3) A Administração é denominada Ciência Social Aplicada. Justifique.
Resposta: A Administração é denominada Ciência Social Aplicada porque é uma atividade preocupada em investigar e explicar aspectos da relação entre o indivíduo e a sociedade da qual é parte