Teorias da Adm
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Rio Grande
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
ETAPA 1: 05
1. ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO 05
2. PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO 07
ETAPA 2: 09
1. ABORDAGENS HUMANÍSTICA E NEOCLÁSSICA 09
ETAPA 3: 12
1. CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DA BUROCRACIA 12
2. PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW 13
ETAPA 4: 15
1. AMBIENTE EXTERNO À ORGANIZAÇÃO 15
2. SÍNTESE DOS ARTIGOS 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Em um mundo de negócios altamente competitivo e carregado de mudanças e incertezas, a Administração tornou-se o centro de toda a atividade humana. A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das organizações de maneira eficiente e eficaz.
O avanço tecnológico e o conhecimento humano por si só não produzem efeitos se a qualidade da administração não permitir a utilização eficaz dos recursos envolvidos. A Administração é a chave para a solução dos problemas que afligem o mundo moderno.
Durante toda a história, desde os tempos da Antiguidade, a evolução da Administração facilitou com que as organizações se tornassem mais eficazes. No decorrer de cada descoberta, de cada teoria, foi havendo adequações conforme o que se necessitava dentro da empresa e a relação dos tipos de serviços prestados pelos quais havia demanda de consumidores.
O avanço das teorias possibilitou, portanto, a melhor eficiência da empresa, tanto em termos de relações de trabalho internas quanto em relação ao ambiente externo da empresa.
A história da administração é influenciada, inicialmente pela filosofia da Antiguidade. Posteriormente, sofre influência da Igreja Católica e da organização militar, mas foi a primeira e a segunda Revolução Industrial que marca a grande influência na história da teoria