Teorias administrativas e econômica e o desenvolvimento social
O presente texto tem o objetivo de apresentar a relevância de estudar as disciplinas de Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Analise Econômica Social para a formação do gestor em Recursos Humanos. Acredito ser importante uma formação integral e sistêmica deste gestor, tendo em vista a necessidade de conhecer o passado para compreender o presente e para planejar o futuro. É necessário entender como as relações sociais e interpessoais são construídas no dia-a-dia, quais as contribuições da tecnologia para o desenvolvimento humano, por fim contextualizar os problemas econômicos e políticos sobre a sociedade.
Formação Integral
Após ler e estudar os textos e aprofundar com outros, constato que a dinamicidade é sem dúvida uma das características mais marcantes do mundo atual. É movimento o nome da nova ordem. A bem da verdade, a realidade nunca foi estática, porém, nunca foi tão dinâmica quanto agora. É perceptível, no cotidiano da vida, que a palavra estática, está em desuso. Tudo muda muito, em pouco tempo.
Assim sendo precisamos de um novo paradigma para o gestor de recursos Humanos que no entender o pesquisador Robson Stigar seria a Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o Capital Humano, que nada mais é do que as pessoas que a compõe. Cabe à área de Gestão de Pessoas a nobre função de humanizar as empresas.
Apesar da Gestão de Pessoas ser um assunto tão atual na área de Administração, ainda é um discurso para muitas organizações, ou pelo menos não se tornou uma ação prática. Compete ao Departamento de Recursos Humanos promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da instituição num todo, assim como as atividades