ESTRUTURA MSF 1
Médicos Sem Fronteiras é coordenada por profissionais de várias nacionalidades, e a maioria deles já trabalhou em projetos humanitários em diversos lugares do mundo. Todos que trabalham na organização respiram os ideais humanitários e concordam com a Carta de princípios. Os principais escritórios e distribuídos em 22 países, sendo que foi implantado recentemente em três países menores. Cada um dos 22 países onde MSF mantém escritórios e seções conta com um Conselho de Administração, composto, em sua maioria, por profissionais da área médica. Cada um deles se responsabiliza por garantir que as decisões tomadas nas Assembléias Gerais sejam executadas e os diretores executivos, escolhidos. Também é da alçada do Conselho de Administração assegurar que os princípios de MSF sejam sempre respeitados. São cincos escritórios internacionais, estão organizados da seguinte forma:
A base do Escritório Internacional está Genebra, Suiça, onde se encontra o Presidente Internacional da organização, atualmente Dr. Unni Karunakara. Além disso, a organização conta com quatorze escritórios de apoio que estão localizados na: Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, hong kong, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Grã Bretanha e Estados Unidos. Há ainda cinco Seções Operacionais baseadas na Bélgica, França, Holanda, Espanha e Suíça. São elas que controlam diretamente cada projeto, têm o poder de decisão de onde e quando iniciar ou terminar uma missão e de quais necessidades nela serão atendidas, além de contarem com departamentos de suporte para os projetos: departamento médico, de recursos humanos, financeiro, logístico e de comunicação.
UNIDADE MÉDICA DO BRASIL
A Unidade Médica do Brasil (BRAMU) é um departamento sediado no escritório de Médicos Sem Fronteiras Brasil e ligado aos centros operacionais de MSF na Bélgica e na Espanha. Sua missão é ajudar as equipes em campo a salvar o maior número de vidas possível, através do suporte técnico às