Teoria sistemas
Surgimento da Teoria dos Sistemas
Alta especialização de cada área do conhecimento; Na ausência de comunicação e interacção entre as distintas áreas do saber; As teorias apenas explicam os processos e fenómenos isoladamente Devido à falta de uma visão global, que levasse em conta as inter-relações entre as partes.
Teoria dos Sistemas
A teoria dos sistemas tem como principal objectivo
Sociedade, mercado e organização se revelem que cada vez mais a interdependentes e complementares.
Bertalanffy – Noção de Sistema
Cada ciência deve explicar e compreender as diferentes realidades que se observam de uma forma integrada e universal.
Características dos sistemas
Globalidade - o sistema é mais do que a soma das suas partes. Interacção - os elementos estão inter-relacionados, o funcionamento do sistema depende da inter-relação entre as partes. Estrutura - a organização e os seus elementos estão dispostos segundo uma dada estrutura, a qual define o lugar que cada elemento ocupa. Abertura - o sistema precisa dos inputs do meio ambiente, e fornece os seus outputs. Funcionamento de um mecanismo de feedback entre a organização e o seu meio externo.
Propriedades das organizações
Interacção constante com o exterior Auto-regulação: Através do mecanismo de feedback é possível receber informação do exterior, detectando alguns desvios possíveis em relação ao cumprimento dos objectivos.
Entropia negativa: tendência negativa que os sistemas fechados têm de se desorganizar e cair ao longo do tempo.
Propriedades das organizações
Variedade e diferenciação: as organizações tendem a tornar-se cada vez mais complexas de modo a lidarem com a crescente complexidade do ambiente externo. Equifinalidade: tendência de adaptação.
Sistema Aberto/Sistema Fechado
Sistema aberto Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente;
Sistema