Teoria Hipodérmica - Análise de Cartazes
A Teoria Hipodérmica vê a sociedade como uma massa homogênea de indivíduos, substancialmente iguais, não distinguíveis. Portanto, não acredita que a massa disponha de regras de comportamento, tradições ou estrutura organizacional. Ou seja, não vê um contato relacional abundante entre os cidadãos, pois acredita que estes interagem muito pouco entre si. Assim, a Teoria Hipodérmica vê um isolamento dos indivíduos.
Quando as comunicações conseguem atingir esses indivíduos isolados, a persuasão acontece facilmente, com grande efeito, sem resistências. Por isso essa teoria também é conhecida como Teoria Bala Mágica, devido ao forte impacto atribuído a mensagem enviada por um Meio de Comunicação. Nós mostraremos nesse trabalho nossas análises sobre cartazes de época, que retratam muito bem essa teoria.
A Propaganda na Ditadura Militar
O que é Ditadura Militar Ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. Quando a autoridade de um indivíduo ou de um grupo em um regime político significa ditadura. No caso de uma ditadura formada por militares, estes chegam ao poder quase sempre através de um golpe de Estado. No Brasil, o regime militar durou mais de 20 anos (entre 1964 e 1985). No dia 1 de Abril de 1964, o governo de João Goulart (após renúncia do presidente Jânio Quadros) foi deposto e o regime militar teve início alguns dias depois. O fim da ditadura militar no Brasil aconteceu em 1985, sendo João Figueiredo o último presidente deste período.
Fatores que influenciaram a Ditadura Militar
Dentro do contexto histórico da época alguns fatores foram preponderantes para o Regime Militar assumir o poder do país. Alguns dos mais importantes são: A instabilidade política durante o governo de João Goulart que ocasionou greves e manifestações políticas e sociais; alto custo de vida enfrentado pela população; promessa das reformas de base na agricultura, economia e educação; medo da implantação do socialismo no