Teoria Geral da Administração ( TGA)
TURMA MANHÃ – 2º SEMESTRE
SISTEMAS
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Fortaleza
2014
SISTEMAS:
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado em cumprimento às exigências do curso Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Ateneu.
Orientador: Marcos Aurélio Alves
Fortaleza
2014
Sumário
1. Introdução
2. As origens da teoria dos sistemas
3. Conceito
4. O Sistema aberto
5. A organização como um sistema aberto
6. Características das organizações como um sistema aberto
7. Modelos de Organizações
8. Apreciação crítica da teoria de sistemas
9. Conclusão
10. Referências
1. Introdução
Segundo Chiavenato (1998) o conceito de sistemas passou a dominar as ciências e, principalmente, a Administração. Ou seja, em tudo que envolve o mundo, pensa-se em sistemas, seja Fisiologia, pensa-se no sistema nervoso, circulatório, digestivo. Já Sociologia em sistema social; a Economia, em sistema monetário; a Física, em sistemas atômicos, e assim por diante. Na administração, é tão comum que nem nos nós damos conta que a estamos utilizando a todo o momento a abordagem sistêmica.
Ainda segundo Chiavenato (1998) organização se constitui uma estrutura própria com capacidade de se reproduzi, e pode ser centralizada por meio de uma teoria de sistemas, ou seja, a organização como um conjunto. Representar a organização de forma compreensiva e um objetivo da abordagem sistêmica.
Os sistemas vivos, sejam eles indivíduos ou organizações, são analisados como “sistemas abertos”, mantendo um contínuo intercâmbio de matérias/energia/informação com o ambiente. Teoria de Sistemas permite conceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.
2. As origens da teoria dos